Sindimovec reduz o valor da mensalidade associativa
Já estão valendo as alterações propostas pela nova direção do Sindicato, que assumiu em agosto de 2018. O objetivo é adequar à entidade aos ‘novos tempos’, quando, após a reforma trabalhista, entidades de defesa dos trabalhadores tiveram queda nas suas receitas
A nova diretoria do Sindimovec reduziu os valores das mensalidades associativas para os trabalhadores das empresas Caterpillar, Fiat e Metalsa filiados à entidade. Agora, em 2019, o valor do desconto é de 1% e não mais 1,2%. Já o Teto tem desconto associativo de 3,8% do salário mínimo nacional, antes era 6%. O Piso se manteve em 2% do salário mínimo nacional, sem reajuste. “Outra das premissas do Sindimovec, além da diminuição do valor da mensalidade, é a redução de custos. O objetivo é reverter essa economia em benefícios para o trabalhador”, explica Sérgio Domingos, vice-presidente do Sindicato.
Confira o gráfico e a simulação:
De acordo com a direção do Sindimovec, é preciso tornar viável o valor da mensalidade associativa com objetivo de captar mais filiados. “O sindicato vem melhorando seu quadro de convênios e oferecendo cada vez mais benefícios. Algumas dessas vantagens não têm custo para o Sindicato e funcionam como uma parceria, já outras possuem custo elevado”, completa Sérgio.
Dificuldade
Com mudanças na legislação trabalhista, por questão de sobrevivência, o Sindimovec cortou a Sindimofest, tradicional festa da entidade. Para a direção, o momento histórico exige união e transparência, por isso as portas estão abertas, caso o associado tenha interesse em fazer qualquer consulta. “Optamos por alterar o valor e acreditamos na participação da categoria no momento da filiação, pois representa mais poder na mesa de negociação”, finaliza Sérgio Domingos.
Por Regis Luís Cardoso (com informações via direção do Sindimovec).