Para que serve regressão?

O inconsciente grava diferentes situações vividas em sua memória, e em casos de eventos traumáticos ou chocantes o inconsciente pode ser incapaz de processar a experiência passada como uma experiência já concluída e a mantém ativa no momento presente ou ativando-a através de “gatilhos” específicos que têm relação com o evento traumático.

O inconsciente também pode distorcer uma experiência traumática tornando a maior ou pior do que realmente foi. A TVP (Terapia de Vidas Passadas) busca a catarse, ou seja, a liberação desse trauma, dando um novo significado ao trauma para o cliente, transformando o trauma em experiência de vida. A TVP integra razão, intuição, emoção e sensação.

Gatilhos são eventos que dão início a uma crise, por exemplo, uma pessoa que teve um acidente de afogamento na infância pode entrar em pânico sempre que ver água, mesmo que a situação em que esta água apareça não represente um risco real. Seu inconsciente apenas associou equivocadamente água como perigo de morte.

Como é o tratamento?

 Nas primeiras duas sessões são feitas a chamada anamnese, que é a coleta de características comportamentais, emocionais, sentimentais e físicas do cliente por meio de entrevista. Após isso, são definidos os objetivos e as metas do tratamento, além de uma breve meditação com sinos tibetanos para encerrar.

Da terceira sessão em diante são feitas uma breve meditação com sinos tibetanos para trazer o foco da consciência do cliente para a sessão, depois um breve relaxamento guiado, a TVP (regressão de memória) por condução consciente e o retorno da regressão para o momento presente.

A hipnose é utilizada?

Mito. A hipnose é só mais uma técnica para a regressão e é usada somente em casos muito específicos. Em geral, são usadas técnicas indutivas, que permitem ao paciente estar consciente durante todo o processo de regressão. O principal elemento da regressão é o relaxamento e as sugestões criativas. Embora a hipnose clínica seja a uma técnica muito eficaz para o tratamento de fobias e muito utilizada em sessões de regressão, muitos hipnoterapeutas utilizam o relaxamento profundo como aliado ao acessar o passado do indivíduo, onde somente o que aflora conscientemente pelo cliente é seguro de ser trabalhado sem acarretar consequências negativas.

O terapeuta fala quais e como foram as vidas passadas do cliente?

Não. Trabalho com regressão de memória e não com percepção extrassensorial. Quem vivencia as experiências de vidas passadas é o próprio cliente durante a regressão de memória guiada pelo terapeuta, objetivando a cura ou transformação de algum aspecto que gera sofrimento ao cliente.

Qual é o objetivo de cada sessão?

A cada sessão são trabalhadas questões mapeadas na primeira sessão de acordo com a solicitação do cliente, para cada regressão é buscada a catarse, ou seja, a liberação do estado traumático ou confuso que está congelado no inconsciente.

 

 

 

*Por Gilda Marjoze Souza Araújo, psicoterapeuta na Clínica Vajra Terapias Integrativas.  Todas as informações sobre a Vajra você encontra aqui. Para saber mais sobre o convênio entre Sindimovec e a Clínica, clique aqui. Contatos: Endereço – Rua: João Bonato, 39, Bairro: Jardim Céu Azul, Campo Largo – PR / Cel: 041 984961910 e  30293321.

 

 **A opinião no artigo é de responsabilidade do articulista e não expressa a visão da instituição Sindimovec. Envie seu artigo para: imprensa@sindiomovec.com.br.

You may also like...