Governo do PR triplicou gasto com propaganda na internet em 2016
Dos R$ 131 milhões que o Governo do Paraná gastou com propaganda em 2016, R$ 5,58 milhões foram para divulgação na internet e nas redes sociais. No ano anterior, apenas R$ 1,46 milhão, um montante 3,8 vezes inferior, tinha sido gasto nessa rubrica. Os dados somam despesas da administração direta e indireta, divulgados em relatórios publicados nas edições 9.671 e 9.898 do Diário Oficial do Estado.
Com TV (R$ 50 mi), rádio (R$ 21 mi) e jornais (R$ 17,4 mi) ainda respondendo pela maior parcela dos gastos com propaganda, o aumento na divulgação do Governo do Paraná é curioso pelo protagonismo do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Estadual de Saúde (Funsaúde) na despesa. Se os dados divulgados estiverem corretos – e o governo errou 44 vezes no relatório do ano passado, é bom lembrar – o Funsaúde gastou mais com redes sociais que a Copel, R$ 630 mil ante R$ 425,5 mil.
No gasto direto com internet, se o Funsaúde gastou R$ 163 mil, atrás de Detran, Copel e Secretaria de Comunicação, foi o FIA que surpreendeu dispendendo R$ 1,23 milhão com divulgação na rede de computadores. Olhando os números por órgão de 2015 e 2016, até que o Funsaúde gastou menos com propaganda, reduzindo a despesa de R$ 5,2 milhão para R$ 4,9 milhão. Contudo, o FIA subiu de apenas R$ 196 mil em 2015 para R$ 8,89 milhões em 2016. Para ambos os casos, fizemos pedidos de informação oficial ao Governo do Paraná, requerendo detalhes desses gastos e o planejamento que embasou a despesa.
Também solicitamos acesso às pesquisas de opinião pagas com dinheiro público, explicações sobre a rubrica “URA”, que apareceu no relatório de 2016, e o gasto por veículo de imprensa dentro de cada um dos 20 tipos de gasto com divulgação. Quer comparar esses dados com os de 2015? Clique aqui.
Por José Lazaro Jr. (LivreJor).