Exposição “Um Olhar no Quilombo” será realizada durante a Semana da Consciência Negra
De 20 a 24 de novembro, no Museu Histórico de Campo Largo, acontece a exposição “Um Olhar no Quilombo”. O museu fica aberto de terça a quinta-feira, das 9h às 19h; sexta-feira, das 9h às 18h; e sábado, das 9h às 15h. O evento faz parte da Semana da Consciência Negra – uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Adjunta de Cultura
Trata-se de uma amostra da cultura quilombola da Comunidade Palmital dos Pretos, que fomenta o conhecimento acerca das diversidades que formam o município de Campo Largo. O povoado está localizado na zona rural da cidade, no Vale do Ribeira, Região Metropolitana de Curitiba, aproximadamente 60 km do perímetro urbano, fazendo limite com o município de Ponta Grossa.
A Comunidade pertencia inicialmente ao município de Palmeira, era conhecida como Comunidade Quilombola pela Fundação Cultural Palmares. De acordo com dados históricos, a existência do quilombo data de 1850 (CELINSKI, 2010); há 168 anos. O território e os núcleos populacionais estão delimitados próximos a Palmital dos Pretos e Sete Saltos.
Atualmente a Comunidade Palmital dos Pretos possui uma cozinha comunitária e também uma Associação, onde há atendimento para cuidados com a saúde dos habitantes do povoado, que acontece todas as sextas-feiras, com acompanhamento de médico e enfermeira. Na parte espiritual, prevalecem as religiões católica e evangélica, porém ainda existe as benzedeiras e rezadeiras, que utilizam ervas medicinais para tratamentos gerais.
O patrimônio cultural do quilombo é incalculável. Inclui práticas materiais como agricultura, geossímbolo – “pilão” (cerca de 200 anos), peneiras e cestos em taquara, monjolo, etc – e patrimônios imateriais, como: saberes, rituais religiosos, festas tradicionais, expressões de linguagem, cantoria das mulheres, hábitos alimentares, estratégias próprias de conservação e preparação de alimentos, saberes medicinais e cuidados com a saúde.
Mais informações e agendamentos para visitação: (41) 3392-4501.
Com informações via Prefeitura Municipal de Campo Largo (Edição: Regis Luís Cardoso – Sindimovec).