ESTÁ CHEGANDO A HORA: AUDIÊNCIA IRÁ DEBATER DESRESPEITO DA FIAT
Na próxima quarta-feira (17), será realizada uma audiência pública no plenarinho da Assembleia Legislativa para discutir as questões trabalhistas e sindicais dos Funcionários da Fiat Motores de Campo Largo (FCA Group). Sindicato da categoria denuncia práticas antissindicais e desrespeito à organização dos trabalhadores.
A audiência é organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Tadeu Veneri(PT), a pedido do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo (Sindimovec), que denuncia a ocorrência de práticas antissindicais por parte da direção da empresa.
Os representantes dos trabalhadores acusam a direção da empresa de não reconhecer o papel do sindicato enquanto negociador das reivindicações dos trabalhadores. Dirigentes sindicais são impedidos até mesmo de participar de reuniões onde se discutem as propostas salariais da empresa. “Ignorando completamente o papel intermediador da entidade, a Fiat de Campo Largo decidiu apresentar, por conta própria aos trabalhadores, a mesma proposta que havia sido recusada pelo sindicato”, denunciou a entidade.
A audiência começa às 9 horas, no plenarinho da Assembleia Legislativa. Foram convidados o Ministério Público do Trabalho, TRT 9°, OAB-PR, FIOM-CGIL(Itália), Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT), CEV, Secretaria do Trabalho de Curitiba, Prefeitura de Campo Largo, Sindicatos dos Metalúrgicos de Betim(MG), Sindicatos dos Metalúrgicos de Pernambuco, Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa, integrantes da Comissão de Direitos Humanos e os dirigentes da centrais sindicais, – CUT e Nova Central, advogados e especialistas em direito do trabalho, além de representantes da fábrica.
SERVIÇO
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AS PRÁTICAS ANTISSINDICAIS DA FIAT
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa
Dia: 17 de junho – quarta-feira
Hora – 9h