CONSTRUTOR CAMPOLARGUENSE É DESTAQUE EM LEITURA

Inauguração da Biblioteca Máquina do Saber

O construtor campo-larguense José Carlos Noriller, de 64 anos, foi destaque, esta semana em programas de televisão, em função do seu bom hábito de leitura. Ele foi entrevistado pela RPC (Rede Paranaense de Comunicação) para o Programa Painel transmitido no sábado (2 de janeiro). Leitor assíduo, José Carlos lê cerca de três a quatro horas por dia e  leu mais de 400 livros em 2015. A leitura é a sua verdadeira paixão. Lembrou que nos seus tempos de escola os livros de literatura eram raros e havia poucas bibliotecas.

Através da leitura José Carlos viaja pelo mundo sem sair da sala de sua casa. Adquire conhecimentos e sabedoria. “Caiu coisa boa em minhas mãos, eu leio. Antigamente, era raro uma criança, filha de pais pobres, ter acesso a livros. Havia apenas os livros didáticos

nas escolas. Muito mais que o prazer de ler, a gente adquire conhecimentos, conhece o mundo. As pessoas falavam nos países do mundo, no Japão, na Itália, de onde vieram meus bisavós, e foi através dos livros que fui conhecendo esses lugares.

Ele tem um caderno onde anota reflexões, pensamentos e frases que considera importantes, como a de Voltaire sobre o trabalho: “O trabalho nos livra do tédio, do vício e da necessidade”.

Caminhos de Santo Antonio

Através dos livros, José Carlos também encontrou uma forma de matar a saudade dos filhos que moram fora do Brasil. Ele tem uma filha que mora nos Estados Unidos e outros dois que moram em Lisboa (Portugal). “Digo a meu filho, que está em Portugal, você deveria consultar mais o seu pai e tiraria mais proveito dos lugares que visita – você está

dentro dos lugares, nos caminhos históricos, e muitas vezes nem sabe – nos caminhos por onde andaram Santo Antonio, Santo Agostinho…”

Biblioteca ao lado de casa

Para alegria de José Carlos Noriller e de outros leitores campo-larguenses, foi inaugurada há quatro anos a Biblioteca Máquina do Saber, no Terminal Urbano da cidade. Ele mora a cerca de 200 metros do Terminal. A biblioteca é uma iniciativa da Caterpillar com o Instituto Brasil Leitor (IBL) com apoio do Ministério da Cultura. Inaugurada em 29 de novembro de 2011, a Máquina do Saber tem acervo de mais de 3 mil títulos e cadastro de 2 mil leitores. Destes, o mais assíduo foi José Carlos Noriller, que emprestou 162 livros em 2015.

A Máquina do Saber funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço, os passageiros precisam apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados deverão apresentar documento de identidade e CPF (originais e cópias), juntamente com uma foto 3×4. Também será necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais. Os leitores serão cadastrados e receberão uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço.
Serviço

Para rever a entrevista de José Carlos Noriller para o Programa Painel, acesse:

http://g1.globo.com/pr/parana/painel-rpc/videos/t/edicoes/v/jose-carlos-o-super-leitor/4707963/

 

 

 

You may also like...