Cinco maiores bancos do país lucraram juntos R$ 35,6 bi no 1º semestre
Relatório sobre desempenho dos bancos demonstra lucro em alta num cenário de retração na economia.
Num cenário de conjuntura econômica de recessão, muito além da crise iniciada em 2015, que teve como consequência 12 milhões de desempregados no país, relatório do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulga o relatório Desempenho dos Bancos referente ao 1º semestre de 2017. “O quadro é de forte restrição e desestímulo ao crédito produtivo e para as famílias, o que retarda a retomada do crescimento”, diz o documento.
O estudo contém dados do balanço financeiro dos cinco maiores bancos que atuam no país: os privados Itaú, Bradesco e Santander, e os públicos Banco do Brasil e Caixa. Juntos, somaram lucro líquido de R$ 35,6 bilhões somente nos seis primeiros meses do ano e esse montante é 27,1% maior que o obtido no mesmo período de 2016.
Dessas instituições, as que apresentaram proporcionalmente maior crescimento de lucro foram os públicos Caixa (alta de 69,2% no comparativo com o período em 2016) e Banco do Brasil (alta de 67,3%). Esses incrementos foram acompanhados de crescimento das receitas com prestação de serviços e tarifas cobradas da população.
Leia matéria completa aqui, via Terra Sem Males (TSM).
Por Paula Padilha / Foto: Joka Madruga.