Centrais Sindicais lançam carta pelo fim da jornada 6×1
Proposta de emenda à Constituição da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) uniu as principais centrais sindicais brasileiras (*imagem: @arte_villar)
Centrais defendem o fim da jornada laboral 6 x 1 — seis dias de trabalho e um de descanso — sem redução dos salários. O documento foi lançado na semana passada (13) e conta com assinatura dos presidentes da CUT, Força Sindical, UGT, Centrais Sindicais Brasileiras e Nova Central Sindical de Trabalhadores (mais informação AQUI).
Para o Sindimovec o momento é importante e une a classe trabalhadora em defesa da PEC da deputada Erika Hilton (PSOL-SP). A mudança da jornada de trabalho coloca o Brasil num debate internacional, pois a mudança de escala acontece em diversos países. A última atualização do tema aconteceu na Constituição Brasileira de 1988.
Escala 6×1
PEC propõe o fim da escala 6×1, seis dias de trabalho com um de folga. Proposta foi encaminhada para a Câmara Federal com grande apelo popular. Países que reduziram a jornada de trabalho registraram aumento de produtividade e estímulo à criação de novos postos.
Os sindicatos de defesa dos trabalhadores apoiam o fim da escala 6×1. É pela qualidade de vida, com mais tempo de lazer e convívio familiar; mais produtividade e redução de gastos com transporte e alimentação.
A direção do Sindimovec acredita que é necessário priorizar o debate sobre a qualidade de vida da classe trabalhadora.
Leia carta na íntegra abaixo: