CÂMARA DE VEREADORES VAI HOMENAGEAR O ESCRITOR CAMPO-LARGUENSE SILVANO SILVA

A Câmara de Campo Largo aprovou, por unanimidade de votos e em segunda votação, na sessão ordinária de quarta-feira (14), o Projeto de Decreto Legislativo nº08/2015, proposto pela Vereadora Lindamir Maria Ivanoski (PSL), que homenageia o escritor campo-larguense Silvano Antonio Lopes da Silva. Silvano deverá receber, em sessão solene que ainda será marcada, o Diploma de Honra ao Mérito Professora Odila Portugal Castagnoli, que é concedido pelo Legislativo a pessoas com destaque na cultura de Campo Largo.
Criatividade e amor à história

Escritor que se destaca pela criatividade e pelo amor à história de Campo Largo, Silvano Silva é funcionário da Cocel (Companhia Campolarguense de Energia), onde exerce o trabalho de Técnico em Manutenção Eletroeletrônica. Além de suas atividades técnicas profissionais, Silvano pôde dedicar-se à prática da escrita, ao colaborar com a ASCEL Associação dos Funcionários da COCEL, redigindo o Informativo ASCEL “O VAGALUME” e com o Jornal Campo Cultural, onde escrevia a coluna História ou Estória.

Sua paixão por objetos antigos e roupas de época, motivou a realização de diversos trabalhos ligados à fotografia para divulgação histórica. Convidou pessoas amigas, que vestiram-se com roupas antigas, da época da colonização de Campo Largo, e através de parceria com a equipe de fotógrafos da Foto Lipe, desenvolveram um trabalho criativo que chamou a atenção da comunidade.

Caminhada ao Passado

Escritor Silvano SilvaSilvano Silva conta que em 2010 fez a primeira Caminhada ao Passado, no Botiatuva, em que reuniu um grupo de amigos, vestidos com roupas de época e tiraram mais de 800 fotos em uma chácara.  Repetiram esta ação em 2011, quando visitaram seis locais na região do Botiatuva, ampliando a divulgação desse trabalho, registrando mais de 1.500 fotos. Atualmente, este grupo de apreciadores de coisas antigas é formado por 27 pessoas e leva o nome de Caminhada ao Passado. Em maio de 2012, mais de 2.200 fotos foram tiradas da Caminhada ao Passado, da ponte do Rio Cambuí, no Botiatuva, até a Igreja São João Batista, na Colônia Campina.

Aos poucos, esse importante trabalho artístico foi sendo divulgado, como na última Exposição de Carros Antigos, na Praça Getúlio Vargas. E pela primeira vez levaram o trabalho à Feira da Louça, com ótima aprovação dos visitantes, que se interessaram pela novidade. Foram mais de 200 grupos, entre famílias e casais de namorados, que queriam vivenciar este momento e tirar fotografias em meio a objetos da época da colonização em Campo Largo, vestindo roupas antigas. Ainda este ano fizeram divulgação na exposição de Carros Antigos, na Redação Móvel da RPC, e na Semana Italiana, onde fizeram alusão aos imigrantes italianos.

Novas Aventuras de Floriano

Apaixonado por escrever, Silvano publicou o livro de contos As Novas Aventuras de Floriano que retrata suas impressões da infância, com ares autobiográficos, mesclado à imaginação e competência na criação de imagens, cenários e situações. A obra, que se destaca não apenas pelo prazer de uma boa leitura, demonstra valor muito maior pelo regionalismo incrustado em cada linha, embutido nas entrelinhas.

Com as Novas Aventuras de Floriano, Silvano Silva, já conseguiu romper fronteiras nacionais e chegou ao longínquo Japão, demostrando assim, na prática, o seu grande amor por Campo Largo, sua terra natal, levando um pouco de sua história e de suas tradições, bem como a magia de sua escrita a distantes cantos do mundo.

Serviço

Homenagem ao escritor Silvano Silva

Maiores informações sobre seu livro e seus projetos,

diretamente com o autor –

https://www.facebook.com/silvano.silva.98?fref=ts

 

You may also like...