Aos 95 anos de idade, campo-larguense herói na 2ª Guerra será homenageado

Expedicionário Félix Novak

O Expedicionário campo-larguense Félix Novak, que lutou na 2ª Guerra Mundial, será homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão Benemérito de Campo Largo. A homenagem foi proposta pelo Vereador Júnior Torres (DEM) e será concedida em sessão solene na próxima quarta-feira (31) às 19 horas no Plenário da Câmara Municipal.

 

Ao final da Guerra, o Brasil registrou 443 mortos e cerca de 3 mil feridos. O Paraná enviou 1.542 combatentes, dos quais 28 morreram. Três soldados campo-larguenses morreram – Constantino Marochi, que teria sido o primeiro brasileiro a morrer em combate (em 21 de setembro de 1944), José Domingues Pereira (26 de fevereiro de 1945) e João Florindo Zanetti (30 de março de 1945).

Félix Novak

Nascido em 1921, atualmente com 95 anos, Félix Novak teve uma heroica trajetória de vida. Aos 21 anos foi convocado para a Guerra. Foram 6 meses de instrução antes de partir. A viagem de navio até a Itália, levou seis dias e seis noites. Quando Félix Novak e seus companheiros chegaram, escutaram um barulho imenso de explosão e começaram a chorar de medo. Despreparo e frio

Antes de entrarem em combate, ficaram 15 dias de descanso. O Exército brasileiro não estava preparado para enfrentar a guerra. Os soldados foram conhecer as armas de batalha na Itália. Os próprios uniformes dos brasileiros não eram adequados para as temperaturas abaixo dos 0ºC do inverno europeu. Ao chegar ao Velho Continente, os tecidos finos dos uniformes de brim tiveram que ser substituídos pelas roupas americanas, mais quentes e adequadas para o conflito. Metralhadora deixou surdo

Seu Félix manuseava uma metralhadora ponto 50, com a qual nunca parava de atirar, “eram 3 rajadas,

com mira no pescoço, na barriga e a última no joelho, 3 fitas e 1.500 tiros por minuto”, conta ele. Dos 33.000 brasileiros que foram para Itália voltaram 27.000. Seu Félix ficou surdo por causa da metralhadora. Formado como 2° tenente, possui muitas medalhas, dentre elas uma que lhe foi entregue Papa Pio XII em uma bonita a igreja, pois ficou algum tempo na Itália após a guerra. Casamento e família Após 5 anos do retorno da guerra, Félix Novak casou-se com Josefa Ciqueira Novak, que faleceu há 25 anos. Tiveram 4 filhos, 10 netos, 10 bisnetos e uma tataraneta, que completou um ano em julho.

A 2ª Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, foi o conflito mais destrutivo de toda a humanidade, envolvendo a grande maioria das nações, inclusive as grandes potências. Cerca de 75 milhões de pessoas morreram nessa guerra. A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial foi bastante significativa com o envio de 33 mil pracinhas (soldados), dos quais, cerca de 49% eram civis, que enfrentaram as forças nazistas sem o menor preparo.

You may also like...