Conselho Municipal da Saúde de Campo Largo elege comissão
Órgão deliberativo realizou reunião extraordinária em sua sede, no centro da cidade, nesta terça-feira (04). Uma das deliberações foi eleger comissão de conselheiros que organizará a Conferência Municipal de Saúde, também foi definido o calendário para a realização desse evento
Durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Campo Largo, nesta tarde (04), ficou agendada para o dia 4 de agosto a pré-conferência e para o dia 12 de agosto a Conferência Municipal da Saúde. Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec, foi eleito para compor a comissão que irá elaborar as regras para a realização da Conferência como representante dos usuários da saúde do município.
Os outros nomes são: Vanderlei Melink, que também representa os usuários; Franciele Couto, que representa os trabalhadores; e Cristiane Chemin, que representa a administração pública da cidade. Os conselheiros eleitos formam o quadro paritário dentro da estrutura do órgão, também representam três segmentos da sociedade (usuários, trabalhadores e administração pública/gestores).
De acordo com Adriano Carlesso, o maior desafio é garantir a redação de um decreto com regras que respeitem o processo democrático, o presidente do Sindimovec acrescenta ainda que “essas normas precisam garantir a eleição de representantes que realmente estão preocupados com seus representados, empenhados na criação de ideias relativas à saúde da cidade e comprometidos com a fiscalização dos serviços prestados”.
Vale lembrar que o Conselho Municipal da Saúde tem função de fiscalizar todas as contas relativas ao segmento no município. A entidade também permite aos seus conselheiros agir como fiscais do serviço público.
Por Regis Luís Cardoso (Texto e foto).