Seminário Jurídico reúne dirigentes sindicais em Foz do Iguaçu

dsc_0290
dsc_0369
dsc_0190

Sob o argumento da “retomada do crescimento econômico”, o governo tem defendido uma ampla reforma trabalhista e previdenciária, inclusive no contraponto de questões do negociado sobre o legislado, quando abrem-se as portas para a retirada de direitos trabalhistas históricos. Como preparação a esse movimento, as entidades sindicais precisam estar atentas e atualizadas para mais essa batalha. Na busca da integração e atualização dos setores jurídicos das entidades filiadas a NCST/PR, foi realizado ontem (17), em Foz do Iguaçu, o 1º Seminário Jurídico da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná. Através de seus representantes, o Sindimovec participou do encontro, destinado a dirigentes sindicais e setor jurídico de entidades filiadas à NCST/PR.

Como palestrantes, participaram o Desembargador do TRT 9ª Região, Juiz Cassio Colombo Filho, o Procurador do Ministério Público do Trabalho da Procuradoria da 9ª Região e Vice Coordenador Nacional da CONALIS, Dr. Renan Bernardi Kalil, do Advogado Trabalhista, Assessor de Sindicatos e Federações de Trabalhadores e Professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR e o Dr. Sandro Lunard Nicoladeli, e do Advogado especializado na área de Direito Coletivo do Trabalho, atuação perante os tribunais regionais e superiores, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho, Dr. André Passos.

Foram debatidos temas pertinentes ao mundo do trabalho. Alguns permeados de muita polêmica entre trabalhadores e empregadores. O Juiz Cassio Colombo Filho, falou sobre os desafios e possibilidades do direito processual do trabalho contemporâneo e, na sequência, o Dr. Sandro Lunardi Nicoladelli falou sobre a importância da assessoria jurídica como ferramenta da ação sindical. As ações parceirizadas entre o sindicalismo e o ministério público do trabalho foram tema da exposição do Dr. Renan Bernardi Kalil, seguida da palestra do Dr. André Passos intitulada Honorários Assistenciais: Controvérsias jurídicas e institucionais. (Fonte: NCST/PR)